sexta-feira, 11 de novembro de 2022

Modelos de Cor

 Modelos de Cor


RGB é a abreviatura de um sistema de cores aditivas em que o Vermelho (Red), o Verde (Green) e o Azul (Blue) são combinados de várias formas de modo a reproduzir um largo espectro cromáticoO modelo de cores RGB é baseado na teoria de visão colorida tricromática, de Young-Helmholtz, e no triângulo de cores de Maxwell.



CMYK é a abreviatura do sistema de cores subtrativas formado por Ciano (Cyan), Magenta (Magenta), Amarelo (Yellow) e Preto (Black Key para não confundir com o B de "Blue" no padrão Hi-Fi com RGB). Este sistema é empregue em impressoras e é o sistema subtrativo de cores, em contraposição ao sistema aditivo, o RGB. Ciano é a cor oposta ao vermelho, o que significa que atua como um filtro que absorve a dita cor (-R +G +B). Da mesma forma, magenta é a oposta ao verde (+R -G +B) e amarelo é a oposta ao azul (+R +G -B). Assim, magenta mais amarelo produzirá vermelho, magenta mais ciano produzirá azul e ciano mais amarelo produzirá verde. O preto pode ser produzido misturando os três pigmentos primários. 




O modelo HSV, ao contrário dos outros referidos, é definido pelas grandezas de tonalidade, saturação e valor (luminosidade ou brilho). A tonalidade ou matriz é a cor pura com saturação e luminosidade máximas (laranja, vermelho, verde, …). A saturação está relacionada com a luminosidade de uma cor, ou seja, se a cor é pura, natural ou se é mais esbatida, suavizada. Esta característica não inclui as cores branca e preta, pois esta propriedade permite distinguir cores com um brilho mais escuro das com brilho mais acinzentadas. O valor traduz a luminosidade e o brilho de uma cor, isto é, se uma cor é mais escura ou mais clara, apontando a quantidade de cor que esta exibe. 



YUV é um sistema de codificação de cores normalmente usado como parte de um pipeline de imagens coloridas. Codifica uma imagem colorida ou vídeo levando em consideração a perceção humana, permitindo largura de banda reduzida para componentes de crominática, permitindo tipicamente que os erros de transmissão ou artefactos de compressão sejam mais eficientemente mascarados pela perceção humana do que usando uma representação RGB “direta”.






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